Mesmo com as obras do Complexo de Saúde Norte em andamento, em São Mateus, o Governo do Estado ampliou de forma significativa o acesso da população do norte capixaba aos serviços de saúde ao longo de 2025. Com investimentos contínuos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), houve aumento da oferta de consultas, exames e cirurgias especializadas, além da redução expressiva das filas de espera.
A região passou de cerca de 230 mil para 270 mil atendimentos ambulatoriais em um ano. Destaque para as áreas vascular e oftalmológica, que juntas somaram dezenas de milhares de procedimentos, incluindo cirurgias de catarata. Especialidades como cardiologia, urologia e reumatologia também registraram queda no tempo de espera, impulsionadas pelo uso da telemedicina, que garantiu mais de 14 mil atendimentos sem necessidade de deslocamento dos pacientes.
As cirurgias eletivas avançaram, com mais de 500 procedimentos regulados e cerca de 10 mil cirurgias realizadas nos hospitais estaduais da região. A Farmácia Cidadã atingiu 98% de cobertura, beneficiando mais de 14 mil pacientes.
Na Atenção Primária, novas unidades de saúde foram inauguradas em municípios como São Mateus, Jaguaré e Pinheiros, além de reformas e ampliações em UBS de toda a região. Houve ainda investimentos na qualificação de profissionais, saúde bucal, atenção psicossocial, cuidado materno-infantil e atendimento a pessoas com deficiência e autismo.
Com investimento estimado em R$ 367,9 milhões, o Complexo de Saúde Norte, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2026, promete ampliar ainda mais a capacidade de atendimento, consolidando São Mateus como polo regional de saúde e aproximando os serviços especializados da população.

