TV Guriri

MPEs: Procompi beneficia 2,7 mil empresas industriais entre 2023 e 2025

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) já beneficiou 2,7 mil empresas entre 2023 e 2025, e deu início à construção de seu novo ciclo, mais voltado à sustentabilidade e à digitalização. As informações são da coordenadora nacional do programa pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Suzana Peixoto.

O Procompi é uma iniciativa conjunta entre a confederação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Criado há 23 anos, oferece soluções personalizadas para apoiar a modernização, a gestão e a inovação de micro e pequenas indústrias (MPEs).

Nos últimos dois anos, 140 projetos foram executados pelo projeto, cada um atendendo, em média, 19 empresas. “Estamos atendendo mais de duas mil empresas, com muitas ações que estão ajudando a transformar essas empresas rumo à sustentabilidade e à digitalização, com resultados muito importantes, como redução de custos que levam ao aumento da capacidade dessa empresa a investir e a crescer”, explicou Suzana Peixoto.

O balanço foi feito durante o Encontro Nacional de Gestores do Procompi, realizado nesta quinta (11) e sexta-feira (12), em Salvador (BA), reunindo gestores e especialistas da indústria de 21 estados.

No segundo dia do encontro na capital baiana, os gestores participaram da construção coletiva do Procompi 2.0, definindo prioridades e diretrizes para o próximo ciclo. “O novo Procompi estará cada vez mais conectado com as tendências globais do setor industrial e do mundo, que são a sustentabilidade e a digitalização. E vamos, nesse sentido, trazer todas as oportunidades, programas e todas as conexões disponíveis no ecossistema brasileiro, para melhor atender o empresário de pequeno porte do Brasil”, destacou a coordenadora.

Gestão e tecnologia foram foco das discussões

A programação do encontro contou com palestras, painéis, dinâmicas e relatos de experiências transformadoras de empresários que já participaram do programa. Os debates abordaram temas como ESG (sigla em inglês que se traduz para Ambiental, Social e Governança) e sustentabilidade, Indústria 4.0, inteligência artificial, gestão e liderança.

Para Suzana, a sobrecarga dos empresários na parte operacional dos negócios é desafiadora para as pequenas indústrias, o que dificulta o planejamento estratégico. “O desafio da pequena empresa está justamente no papel do empresário, que em geral ele se ocupa muito na operação, no dia a dia da empresa, mas também esse empresário deveria estar preocupado com as tendências, com o crescimento e suas estratégias empresariais. Então, é nesse sentido que o Procompi traz muito conhecimento, tecnologias adaptadas para cada caso empresarial, para que ele possa se aperfeiçoar e crescer, ter potencial de crescimento”, explicou.

Os gestores debateram também como as tecnologias digitais e a inteligência artificial estão chegando às pequenas indústrias. Para o pesquisador do SENAI Cimatec, André Oliveira, a transição digital é um caminho sem volta. “A inteligência artificial vai se tornar uma commodity. Quem não adotar agora, vai perder espaço”, alertou.

Já o superintendente de Política Industrial da CNI, Fabrício Silveira, reforçou que a IA não é apenas para grandes corporações, as pequenas empresas podem começar com aplicações simples. “As pequenas indústrias são justamente as que têm mais potencial de ganho com esse processo. Hoje, elas podem acessar informação, capacitação e até financiamento via Sebrae, Senai e NACs. A IA tem potencial de revolucionar tudo, inclusive a forma como os trabalhadores atuam dentro da empresa”, reforçou.

O encontro em Salvador evidenciou que apoiar micro e pequenas indústrias não se resume a indicadores. Segundo a CNI, trata-se da construção de uma indústria mais competitiva, inovadora e sustentável. Com o início do novo ciclo do Procompi, a prioridade passa a ser a integração, o acompanhamento constante e o fortalecimento das conexões entre empresas e instituições.

Fonte: Brasil 61

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais


Pescadores são levados à delegacia após captura de tubarão-martelo em Guriri

Na manhã desta sexta-feira (30), pescadores da região de Guriri, no município de São Mateus,…

Polícia divulga como estuprador atacava suas vítimas em Guriri

A Polícia Civil apresentou, em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (28), detalhes da prisão…

Homem é denunciado por matar cadela em caso de maus-tratos no Noroeste do ES

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou, nesta terça-feira (27), um homem de 57…

Entre recuos e altas pontuais, preços dos alimentos fecham 2025 estáveis

O comportamento dos preços dos alimentos em 2025 foi caracterizado por estabilidade e acomodação. É…

São Mateus/ ES – Uma ação integrada de inteligência da Polícia Civil, por meio da…

Nova rota com estrada e balsa promete transformar o acesso e impulsionar o desenvolvimento no Norte do ES

A pavimentação da Rodovia ES-010, no trecho que liga Guriri às comunidades de Meleiras e…

Chuvas intensas mantêm alerta de alto impacto no Espírito Santo até sexta-feira

BOLETIM METEOROLÓGICO – DEFESA CIVIL DO ESPÍRITO SANTOPERÍODO: 22 A 25 DE JANEIRO DE 2026…

Governo reúne imprensa para apresentar ações diante dos danos causados pelas fortes chuvas no Espírito Santo

O governador Renato Casagrande, juntamente com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, concedeu…

Operação policial apreende grande quantidade de drogas, armas e munições no bairro Colina em São Mateus

São Mateus/ES Uma operação realizada pela Polícia Militar com atuação das equipes da Polícia Penal…

Regional Norte de Saúde amplia assistência e reduz tempo de espera de consultas e exames

Mesmo com as obras do Complexo de Saúde Norte em andamento, em São Mateus, o…

Guriri recebe 5ª Gincana de Pesca de Arremesso e reúne 33 equipes no Bosque da Praia

O Bosque da Praia, em Guriri, foi palco, neste final de semana, da 5ª edição…

Espírito Santo entra em alerta para chuvas intensas entre os dias 19 e 22 de janeiro

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (Cepdec-ES) alerta para a…