SÃO MATEUS (ES), A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar do Espírito Santo, deflagrou nesta segunda-feira a Operação Derivada, voltada a desarticular uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas e a outros delitos nos bairros Vila Nova e Vila Verde, em São Mateus.
A ofensiva policial ocorreu em cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pela Justiça. Durante as diligências, os agentes localizaram um arsenal e significativa quantidade de entorpecentes, indicando a atuação estruturada e armada do grupo investigado.
Prisões
Segundo dados apurados junto a Polícia Militar, quatro pessoas foram presas durante a Operação. O foco principal desta ação, que envolveu 23 Policiais Militares e 11 Policiais Federais, foi o combate incisivo ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro na região do bairro Vila Nova.
Entre o material apreendido, estão pistolas — duas delas com numeração suprimida —, revólveres, carregadores, além de 627 munições de calibres diversos. Também foram recolhidos 160 pinos de cocaína e porções adicionais de cocaína e crack.
Principais apreensões da operação:
-
Armas de fogo: 5 pistolas (2 com numeração raspada) e 2 revólveres
-
Munições: 14 carregadores e 627 munições de calibres .40, 9mm, .38, .380 e calibre 12
-
Drogas: 160 pinos de cocaína, além de porções variadas de cocaína e crack
De acordo com a Polícia Federal, o material confirma fortes indícios da existência de uma associação criminosa armada que utilizava violência e grave ameaça para sustentar o tráfico de drogas na região.
Os suspeitos poderão responder por crimes de tráfico e associação para o tráfico (Lei nº 11.343/2006), posse irregular e porte ilegal de arma de fogo (Lei nº 10.826/2003), além de receptação (Art. 180 do Código Penal). As penas podem somar até 15 anos de reclusão, além de multa.
