A Secretaria da Saúde (Sesa) informou, nesta segunda-feira (27), que sete pacientes testaram positivo para Covid-19 no Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. Todos seguem internados em isolamento, sob acompanhamento médico.
Além dos pacientes, dois servidores do hospital também apresentaram resultado positivo para a doença. Segundo a Sesa, eles estão afastados com atestado médico e não apresentam sintomas.
Apesar dos casos confirmados, o atendimento no hospital ocorre normalmente, tanto para pacientes com Covid-19 quanto para outras demandas de saúde. A unidade segue operando com total capacidade de atendimento à população.
A Sesa reforçou que a Covid-19 continua sendo uma doença respiratória que exige atenção e destacou a importância de manter o esquema vacinal em dia. A vacina contra a Influenza está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Já a vacina contra a Covid-19 é ofertada a grupos específicos, como crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (com foco nas menores de um ano), gestantes e idosos.
As doses estão disponíveis nas salas de vacinação municipais. O Ministério da Saúde também recomenda a aplicação de dose de reforço anual da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de cinco anos pertencentes aos grupos prioritários.
O Hospital Estadual Roberto Silvares informou ainda que mantém o monitoramento constante dos casos e reforçou as medidas preventivas, como higienização das mãos e testagem de pacientes e profissionais.
