A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou, nesta quinta-feira (13), uma importante operação que revelou um abatedouro clandestino em funcionamento na zona rural de Vila Velha. O local apresentava sinais de maus-tratos a animais, contaminação ambiental e risco direto à saúde da população , uma situação de extrema gravidade que precisa ser conhecida por todos.
A ação foi conduzida pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), após monitoramento detalhado e uso de imagens aéreas obtidas por drones, que confirmaram indícios de irregularidades. A operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, da Polícia Científica e da Subsecretaria de Inteligência (SEI) da Sesp.
No sítio, localizado às margens da Rodovia ES-388, em Vila Velha os policiais encontraram aproximadamente 20 crânios de bovinos, seis crânios de equinos e três carcaças de cães em estado avançado de decomposição. Parte desses ossos apresentava marcas de golpes, e instrumentos como machados e marretas foram apreendidos na área improvisada usada para o abate.
O suspeito, de 48 anos, conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, foi autuado em flagrante por vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
